Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Eu costumo amar, viver e dormir em paz com minha consciência.

MEL

MEL
Minha linda e doce Mel

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DOE VIDAS!

Texto retirado de uma grande amiga, Kely:

Costumam dizer que a primeira vez a gente nunca esquece. Eu concordo! Principalmente quando é a primeira e a última ao mesmo tempo, ou seja, a única. Não me refiro ao beijo, à transa... mas à doação de sangue (ou seria doação de vida? acho que tal expressão tem maior impacto). Esse foi o meu caso. 
Deixou-me indignada a informação de que muitos são aqueles que preenchem todos os requisitos, mas que somente se mobilizam quando de sangue necessitam parentes e amigos. Não foi à toa que a enfermeira perguntou-me: “Vai doar para quem?”. Com satisfação respondi: “Para ninguém em especial”. 
Sensação indescritível aquela de ver o “líquido vermelho” fluindo para a bolsa. Em poucos minutos ela estava cheia! Quando a funcionária anunciou: “Missão cumprida!”, esbocei um sorriso que revelava orgulho de mim mesma. 
De repente, porém, fui tomada por uma tontura que me fez desmaiar, acordei assustada. “É a emoção” falaram. Não tardou para que eu desmaiasse novamente. Foi então que a médica declarou gentilmente: “Ela terá que tomar soro e está proibida de doar!”. 
O problema é que minha veia insistia em “fugir” e, só após uma dezena de picadas, deram início ao procedimento. Chorei feito criança, menos pela dor da agulha que pela segunda declaração. 
Segui para casa amparada pela minha amiga-anjo da guarda Cyntia, com a recomendação de repouso absoluto. Tanto tempo ociosa (para uma pessoa tão agitada) permitiu-me refletir horas a fio. Lembrei-me do diálogo que travei com a senhora que me atendera: Eu nunca pude doar porque tive câncer de mama – disse ela. Cada um ajuda como pode, afinal, de nada adiantaria alguém disposto a doar se faltasse quem
pudesse coletar – prontamente respondi.
A reflexão culminou com uma idéia. Eureka! Descobri! Eu estava proibida de doar, é verdade, mas estimular quem for apto é uma maneira de colaborar! Você, por exemplo, que me lê agora, dirija-se imediatamente ao Hemoal e salve vidas!
Ah, um dado importante: O Hemocentro de Alagoas – que não diverge da realidade do restante do país – necessita de 80 doações diárias. 40 pessoas, em média, comparecem... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário